A Consulta Internacional

A Consulta Internacional

Existem situações muito específicas em que a segunda opinião é sugerida pelo médico assistente. Isto ocorre em casos clínicos de decisão complexa. Os médicos oncologistas têm consciência da condição nacional e internacional de desenvolvimento da especialidade. Conhecem os principais profissionais no mundo e suas áreas de concentração de experiência.

Existem profissionais médicos que trabalham por muitos anos com um tipo específico de câncer. Este trabalho é feito tanto no contexto assistencial como experimental. A concentração da experiência permite julgamentos mais seguros, principalmente em situações clínicas complexas e graves em que deve ser decidido entre os tratamentos standard ou experimental.

Estes casos especiais muitas vezes requerem consultorias internacionais. Profissionais experientes no mundo podem trocar opiniões e trabalhar na fronteira do conhecimento. A consultoria internacional é uma prática vigente. A comunicação deve ser preferencialmente por e-mail, considerando o efeito documental. Todavia, o paciente tem que estar consciente de que não basta a troca de idéias e exames. Eventualmente, é necessário viajar.

O médico no exterior tem que ter a oportunidade de examinar o paciente e freqüentemente solicitar exames em sua própria Instituição. Opiniões dadas sem o exame do paciente não costumam obter o mesmo grau de comprometimento. Quando o médico está ligado a um centro hospitalar a responsabilidade da segunda opinião é dividida entre o profissional e sua Instituição. Todo este contexto deve ser considerado previamente à consulta internacional. Os laudos médicos devem ser traduzidos. Os materiais devem ser disponibilizados para avaliação. Autorização para transporte de material biológico pode ser necessária. Considerar custos. Avaliar cobertura por seguros de saúde com abrangência internacional. Em situações experimentais, a elegibilidade do paciente para o estudo clínico deve ser avaliada anteriormente a viagem. Considerar choque cultural e eventual necessidade de permanecer por algum tempo residindo no exterior, embora sejam situações de exceção.